quinta-feira, 1 de abril de 2010

Adestramento Básico 6ª lição


Nesta lição irei ensinar como fazer para que o seu cão pare de te puxar pela rua a fora quando voces saem para passear.
Antes de mais nada seria interessante falar um pouco sobre os motivos que podem levar um cachorro a puxar a guia de forma desesperada. De duas uma, ou o cachorro não possui uma rotina de passeio e isso o deixa ansioso, e por isso ele quer estravasar a sua energia acumulada; ou o seu cachorro possui um temperamento dominante e portanto caminhar a frente da matilha é um comportamento que demonstra sua posição de superioridade na hierarquia do grupo.
No primeiro caso uma rotina de passeios e brincadeiras em casa pode fazer com que o animal fique mais calmo e naturalmente pare de puxar a guia. Já no segundo caso o importante é estabeler a sua posição de domínio em sua relação com o seu amigo de quatro patas.
Vamos as dicas propriamente ditas, primeiro o cachorro é um animal com uma grande inteligência social e uma boa capacidade para apreender algumas noções de causa e efeito, portanto devemos usar isso ao nosso favor.
Quando voce for passear com o seu cachorro lembre-se sempre que é voce que está no comando, portanto não é ele quem deve estabelecer o trajeto do passeio e sim voce, e o mais importante o cachorro deve compreender que puxar a guia é algo errado.
Quando voce for passear com o seu cachorro é interessante que voce estabeleça um lado no qual o animal irá lhe acompanhar, eu geralmente estabeleço o lado contrário à destria da pessoa, se voce for destro é interessante estabelecer o lado esquerdo como o lado certo e se voce for canhoto o contrário, pois utilizamos nossa mão de destria dominante para carregar sacolas ou para cumprimentar as pessoas. E estabelendo um lado para o animal caminhar voce evita que seu cão fique cruzando à sua frente ou as suas costas, o que no caso de um animal de porte grande pode significar um belo tombo.
O nome do comando a ser utilizado será "junto", quando o seu cão puxar a guia diga não de forma rígida, puxe-o pela guia até o lado certo e diga "atenção"+"junto", lembre-se de não recompemsá-lo neste comando pois voce está demonstrando a sua posição de domínio e recompensá-lo por isso talvez não seja a melhor coisa neste momento.
Repita a ação e lembre-se de não caminhar enquanto a guia estiver estendida, caso o animal insista em puxá-lo caminhe de costas dois ou três passos, e repita "não" + "atenção" + "junto".
Deste modo voce condiciona o animal com a ideia de que sempre que ele puxar a guia o passeio de voces não terá continuidade, isso o deixará frustrado e depois de algum tempo ele perceberá que o único jeito de conseguir passear é ao seu lado.
Este talvez seja um dos comandos do adestramento básico mais trabalhosos pois exige muita disciplina e uma boa dose de paciência, em alguns casos já cheguei a demorar cerca de 15 ou 20min para caminhar 20 ou 30 metros com um cachorro que eu estava adestrando, mas estejam certos que o resultado vale a pena.
Em situações em que o cachorro é de porte grande ou gigante e o dono não possui força física para segurar o animal eu aconselho preferivelmente o uso de coleira de tipo gentle Leader na qual o animal fica imobilizado pela cabeça ao puxar a guia ou enforcadeira de corrente, mas de qualquer modo não aconselho o uso de enforcadeira com pinos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário