terça-feira, 30 de março de 2010

Adestramento Básico 1ª lição


Como ensinar o animal a sentar-se:
Primeiramente deve-se levar em conta o estabelecimento dos sistemas primários e secundários de recompensa, pois um cão obediente é acima de tudo um animal bem motivado, por tanto evite empurrar o quadril do animal com o intuito de ensiná-lo a sentar-se.
Para realizar o ensino deste e outros comandos devemos levar em conta o movimento natural do animal, para ensinar ao seu cão este comando voce deve colocar um floco de ração ou um pedaço pequeno de um petisco que ele goste a frente de seu focinho e lentamente levar o floco para cima e em direção a cabeça do animal.
Com isso o movimento natural da maioria dos cães é o de sentar-se, claro que alguns animais podem caminhar para trás, neste caso voce pode colocar o animal próximo de uma parede.
Duas coisas são importantes para que o animal assimile o comando, primeiro não deixe que ele tome o petisco de sua mão, seja energico neste momento e diga não em tôm impositivo, segundo quando o animal realizar o movimento diga o nome do comando "sente-se", e só então lhe entregue o alimento, faça festa e realize o som de click estralando a lingua ou os dedos.
Cada animal possui um tempo de aprendizagem específico, em média de 5 a 40 repetições até que ele entenda a relação entre o seu comando e a ação que ele deve realizar. Para que o cão se torne de fato obediente é preciso que o processo de adestramento seja repetido cotidianamente, até que isso se torne algo rotineiro para ele. Um bom teste para saber se ele de fato compreendeu o comando é mandar ele executar-lo por três vezes seguidas sem a recompensa do petisco.
O mais importante no adestramento é o carinho e o respeito pelo animal, e sobretudo a compreensão de que a obediência a cada comando é algo que ocorre de forma progressiva, ou seja num primeiro momento a taxa de obediência é baixa o animal responde e obedece o comando 3 vezes em 10, depois 50%, 70%....enfim a paciência é a chave do sucesso nesta atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário