sábado, 26 de setembro de 2009

Como ensinar o seu animal a evacuar no local desejado


Bem para que você não tenha problemas com um cahorro fazendo suas necessidades em qualquer lugar de sua casa eu vou lhes dar algumas dicas que por certo serão bem úteis.
Primeiramente eu gostaria de derrubar um mito amplamente difundido entre as pessoas. Não foram poucas as vezes que ouvi pessoas dizendo que para educar o animal a não fazer coco no lugar errado você deve esfregar o focinho dele nas fezes e xingá-lo.
Na verdade meus amigos, o que eu proponho com relação a educação canina é um método baseado no respeito e na não violência.
Primeiramente essa coisa de esfregar o focinho do cão nas fezes além de ser um ato covarde não garante eficácia em seus resultados. É claro que algumas pessoas obtiveram sucesso deste modo, mas a verdade é que isto não funciona para todos os cães, e em alguns casos pode ser extremamente danoso para a psique do animal.
Assim como os seres humanos os cães também possuem temperamentos distintos uns dos outros, se você fizer isso com um cão de temperamento submisso e com propensão à covardia, você só ira agravar o sentimento de medo no animal.
Agora imagine que você ficou a tarde toda fora de casa, quando você chega encontra um coco no tapete da sala, aí você vai e esfrega o focinho do seu animal no coco pra ele aprender a não fazer mais isso. Só tem um probleminha nessa situação, você nem mesmo se pergunta a quanto tempo aquele coco está ali.
Pense bem se o seu animal defecou na sala ao meio dia, as 18h00 você chega em casa tira ele de onde ele estiver, esteja ele dormindo ou fazendo qualquer outra coisa, você arrasta ele pela orelha até a sala e esfrega sua cara no coco. Qual a probabilidade de ele compreender que está sendo castigado por causa de ter defecado no tapete a seis horas atrás?
Nunca esqueçam que vocês só devem castigar ou repreender o animal no momento em que ele estiver praticando o ato indesejado, do contrário ele não saberá por que está sendo castigado.
Vamos agora a dica propriamente dita:
Caso você tenha optado por ter uma cão macho você deve ter consciência que você só será capaz de ensiná-lo a defecar no lugar certo e que via de regra ele irá urinar todo o quintal para demarcar o seu território, enquanto a fêmea pode ser condicionada a urinar e defecar no mesmo lugar.
Irei falar primeiramente com relação aos filhotes, no momento que você trouxer o seu novo cachorro para casa você deve escolher o local em que você pretende que ele faça suas necessidades.
Você deverá fazer uma intervenção neste local no sentido de poder isolar o animal ali durante a maior parte do dia durante uma ou duas semanas. Neste local você irá colocar uma ou duas folhas de jornal e sempre que você ver o animal fazendo xixi ou coco neste local você deve recompensá-lo com um floco de ração e com muito carinho. Você só irá tirar o animal dali para brincar com ele e para levá-lo para dormir em sua casinha, o resto do tempo ele deve permanecer ali para se familiarizar com o local onde deverá fazer suas necessidades. Caso o animal faça xixi ou coco no local errado você deve repreendê-lo dizendo apenas a palavra não de forma enérgica, molhe uma folha de jornal no xixi ou pegue o coco e leve eles ao local correto e deixe o cão ali.
Deste modo em pouco tempo ele irá compreender que sempre que fizer suas necessidades no local certo ele é recompensado (reforço positivo), e que do contrário, sempre que ele fizer no local errado ele será repreendido e perderá sua atenção ( reforço negativo do ato indesejado).
Com relação aos cães adultos a dinâmica é mais ou menos a mesma, com a diferênça que em alguns casos o porte do animal e as características do imóvel podem dificultar a intervenção
no ambiente.
Espero que esta dica tenha sido valorosa para vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário